Olá pessoal, bom ando em falta com esse blog né e já volto com um tema incomum mas eu alimento a minha escrita das minhas inspirações, desabafos e hoje eu precisava vir aqui e dedicar algumas linhas para fazer um alerto e fazer o que desde que eu fui para a área educacional eu mais tenho feito: INFORMAR, E REFLETIR.

Bom mas então vamos lá né, corrupção? É isso mesmo que estou lendo muitos de vocês podem se perguntar? Sim meus caros Corrupção é o que vamos falar hoje, parece que esse Blog virou político e a autora esqueceu de mudar o nome do blog? Não é nada disso vou mostrar a vocês o porquê.

Vamos ao conceito de corrupção, bom o conceito que vou utilizar aqui para vocês vem de uma aula de Sociologia de um querido professor que muito tem me feito refletir sobre a dinâmica social do nosso Brasil, e a definição discutida foi: corrupção como tirar o direito do outro. Engraçado que achamos muitas vezes a palavra corrupção forte demais, porque está sempre associada as atrocidades dos nossos governantes. Mas esquecemos da corrupção diária da nossa sociedade disfarçada de “jeitinho brasileiro”, de luta de classes, de falsas intenções maquiadas como sendo o melhor.

E assim vamos caminhando sem padrões estabelecidos de ética e moral, muitas vezes o que é legalmente correto não é eticamente ou moralmente correto. Aí vocês vão me dizer, ok mas e o autismo onde entra nisso tudo? Bom é de notório saber que de dois anos para cá em nosso país autismo vem estando constantemente nas mais diversas mídias, todo mundo falando sobre, estudando sobre, dizendo que estão estudando sobre e por aí vai. Com isso abrimos as portas para várias situações no dia á dia de escolas, famílias, terapeutas, emfim todos os que tem alguma ligação com crianças autistas. Mesmo com toda a crise financeira de nosso país temos muita gente lucrando alto com a indústria do autismo.

Bom vamos lá para algumas situações do nosso mundinho real: o nosso tão querido neuropediatra, psiquiatra, o médico, quando ele prescreve medicação de forma indiscriminada ganhando incentivos dos laboratórios? Isso é corrupção? Sim meu caro Doutor. Observação nesse ponto: NÃO SOU CONTRA MEDICAÇÕES, meu filho faz uso, mas sou contra uso indiscriminado por motivos que não seja o bem estar da criança, ok? O mesmo médico que prescreve que indica sempre os mesmo terapeutas sob o pretexto de que só tem este, este é o melhor, e etc será que ele foi pesquisar a fundo se realmente só existem esses mesmo? Será que ele acompanha o dia a dia desse tratamento para ter um feedback fidedigno desse profissional? Isso é corrupção? SIM, porque ele tira o direito da criança ter um tratamento de qualidade, ele tira o direito de um profissional competente que não tem oportunidade.

Mas tadinho dos médicos estamos falando mal deles? Não estamos contando fatos, e analisando comportamentos. Observação: Nada contra os médicos, tenho vários na família, e várias amigas super queridas médicas ok?

Bom mas e o que dizer de profissionais que dizem, espalham que somente um profissional x ou y pode ser o terapeuta de uma determinada área, sem uma base legal para isso e acadêmica  para tal afirmação. Ele é corrupto? Sim meu caro sinto dizer que você é corrupto você tira do direito do mercado se expandir fazendo um desserviço a todos os autistas que necessitam de tratamento de qualidade, pois a demanda de crianças é maior que a oferta de profissionais.

Somos críticos, passamos imagens de eticamente corretos, no Facebook e nas ruas somos todos Moro, fazemos um discurso do quanto os políticos não prestam, mas e a nossa sociedade será como ela é? Correta nas suas relações diárias sejam pessoais ou profissionais? Se eu me vendo por interesses econômicos ou para satisfazer meu ego, eu estou sendo corrupto? Sim, se aceite e busque mudanças antes de falas demagógicas.

Obrigado a você que ficou comigo até o final, você Famílias, estejam atentos, abram os olhos, não temam a ousadia no tratamento de seus filhos e sejam sempre o gerente do caso de suas crianças, pois vocês serão os maiores prejudicados ou beneficiados de seus avanços ou retrocessos. Um grande abraço, busquem informações sempre.

Deixe uma resposta